segunda-feira, 29 de junho de 2009

Empresa inglesa envia lote de lixo tóxico para o Brasil


A Receita Federal e o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul investigam o desembarque de 64 contêineres carregados com cerca de 1.200 toneladas de lixo tóxico, domiciliar e eletrônico nos portos de Rio Grande (RS) e Santos (SP).

O lote de lixo, que equivale a 7,7% do que é produzido por dia no município de São Paulo, veio da Inglaterra e foi enviado irregularmente ao Brasil, segundo a investigação.

Até ontem, 40 contêineres estavam retidos em Rio Grande, oito foram parados na estação aduaneira de Caxias do Sul (RS) e 16 no porto de Santos.

Segundo o auditor Rolf Abel, chefe substituto da seção de vigilância do controle aduaneiro da alfândega de Rio Grande, trata-se de esquema similar ao usado pela máfia italiana, que envia lixo para países africanos.

Na documentação entregue nas alfândegas, consta que a carga seria de polímero de etileno e de resíduos plásticos, que deveriam ser usados na indústria de reciclagem.

No entanto, além de sacolas plásticas, havia papel, pilhas, seringas, banheiros químicos, cartelas vazias de remédios, camisinhas, fraldas, tecido e couro, dentre outros. Moscas e aranhas também foram encontradas nos contêineres.

O que chamou a atenção é que em um dos contêineres havia um tonel com brinquedos onde estava escrito: "Por favor: entregue esses brinquedos para as crianças pobres do Brasil. Lavar antes de usar".

A carga partiu do porto de Felixstowe, um dos maiores do Reino Unido. Antes de chegar ao Brasil, o navio passou pelo porto de Antuérpia, na Bélgica.

As investigações apontam que o lixo foi enviado por uma exportadora inglesa, que não teve o nome revelado.

"A denúncia partiu de uma empresa brasileira que importou produtos para reciclagem [procedimento considerado legal]. Quando receberam a carga, viram que era lixo doméstico, e não resíduos de plástico, como eles encomendaram", disse Abel. As investigações começaram em 12 de junho.

Cinco empresas (quatro com sede no RS e uma em SP; os nomes não foram revelados) importaram o lixo, apuraram a Receita e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Cada uma foi multada em R$ 408 mil. Elas têm de enviar a carga de volta para a Inglaterra em até dez dias e têm 20 dias para recorrer da multa.

Segundo o chefe do escritório do Ibama em Rio Grande, Sandro Klippel, as empresas infringiram a Convenção de Basileia -que regula o transporte de resíduos perigosos-, e a resolução 23 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Klippel disse que as empresas não tinham autorização do Ibama para importar polímero de etileno. "Tudo indica que elas tentaram enganar as autoridades também da Inglaterra."

Por AFONSO BENITES

da Agência Folha

5 comentários:

Anônimo disse...

Em 27 junho às 6 hs ouvi no radio as primeiras noticias..corri para o PC de minuto em minuto novos sites divulgavam
Entrei em varios blogs, enviei emails para conhecidos 'ícones' da preservação da natureza e "famosos" que eu tinha em boa conta (Min Carlos MInc; Sen. Cristóvan Buarque, Ver Aspasia Camargo; Ver Sirkys etc para sentir repercussão de tamanha catastrofe MORAL (ninguém me respondeu exceção feita ao Ver Alfredo Sirkys...
nem tinham tomado ainda conhecimento do "tsunami que o Brasil essa eterna colonia do mundo ENFRENTA". Disse que ia mandar uma nota pro Gabeira, pro Minc, para acompanhar o desenrolar. São os termos que escrevi para eles: 'SÃO OS ÚLTIMOS a saber..magina eu aqui-zinha, VOCES LÁ-ZÃO..Estão pisando na minha cidadania, chamando meu país de latrina/esgoto do mundo, minha familia de panacas / trouxas / palhaços de carteirinha...Dos verdes?? nenhum comentário, do Greenpeace?? eca!!!já deveriam estar nas ruas, na porta dos consulados COBRANDO EXPLICAÇÕES..EU FAZIA OS POLITICOS BRASILEIROS - todos , sem distinção - lamber os brinquedos usados e dar para seus filhos e netos .. da bofetada moral que recebi na cara, todos merecem 100.000 na bunda, de açoite, em praça pública, depois receber uma cusparada em cima da ferida.. Acompanhar o desenrolar? ridiculo...vces tinham de pilotar, estar na vanguarda dos fatos, divulgar minuto a minuto. De informar a mim...NÃO EU A VOCES. TÁ TODO MUNDO NUMA BOA!!!CIDADANIA EU QUERO UMA PRA VIVEER!!

Anônimo disse...

Carlos Minc é um maconheiro deslavado, para Minc, ser traficante é ser do bem.

Cristóvan Buarque só sabe falar de educação mas nem sabe o que é uma sala de aula na periferia. Se ele visse, era capaz de ele dar uma arma para os jovens fazerem revolução socialista...

O Lula chupa o pau dos ingleses e os ingleses não podem gozar na cara do Lula?
Ai foi mal...

Anônimo disse...

A única coisa que me deixou puto, é que esses "gringos" estão achando que o Brasil é uma lata de lixo,tudo isso é caso de polícia pois parece que ninguem respeita nosso Brasil.Vamos mandar esse lixo e tantos outros de volta, já que temos muito lixo interno.Ando de saco cheio desses gringos no brasil (O que nossas autoridades vão fazer????)

Anônimo disse...

Desculpe o termo,mas quero que todos do chamado primeiro mundo ou Europa vão para a PQP e tratem de respeitar nosso pais.

Anônimo disse...

Esses grigos tem que pagar uma multa e assim não pode ficar não!!!!mandem esse lixo de volta e zefiní.Se eles(gringos)sujam suas bundas eles que a limpem por lá.