quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bicicletada



Atenção, a bicicletada é amanhã! Todos na cadeia velha, a partir das 18h!!!
Não desanimem por causa da chuva, ou vamos acabar nós mesmos boicotando o movimento..
Levem capa ou guarda-chuva e vamos mostrar que a bike é o melhor transporte mesmo nos dias chuvosos... :)
 
 
BICICLETADA EM SANTOS! PARTICIPE!

(última sexta-feira do mês, 18h)

 

Bicicletada é um movimento sem líderes, inspirada na Massa Crítica, ou Critical Mass, uma "coincidência organizada" que começou a tomar as ruas de São Franscisco, nos EUA, no início dos anos 90. Trata-se de ciclistas que se juntam para reinvidicar seu espaço nas ruas.

 

Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. O maior mote da Bicicletada é "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades.

 

Na Baixada Santista, particularmente, essas questões merecem uma atenção ainda maior. Por ser uma região quase completamente plana, a bicicleta deveria ser um transporte mais utilizado e, principalmente, mais incentivado pelas próprias prefeituras locais. No entanto, ocorre o contrário. A maioria dos espaços culturais da cidade não possui bicicletário, as principais vias ainda carecem de ciclovia e, nos locais onde a ciclovia já existe, ela funciona apenas como uma resposta ao fluxo já existente de bicicletas. O projeto da ciclovia na cidade de Santos, por exemplo, devido ao tamanho e rota que abrange, não incentiva novos usuários de bicicleta como deveria.

 

Vale ressaltar que Santos é uma das cidades brasileiras que possui mais veículos, proporcionalmente ao número de habitantes, quase um carro para cada dois santistas acima de 18 anos. Entre 2005 e 2008 a frota cresceu 10%, chegando a 134.011 veículos que, enfileirados, somariam 536 quilômetros. A malha viária da cidade tem 450 quilômetros. É hora de pensar!


As bicicletadas brasileiras são uma criação coletiva de todos os participantes. Em Santos, o grupo se reuniu pela primeira vez, oficialmente, no dia 7 de julho e a primeira 
Bicicletada na cidade foi marcada para o dia 31 de julho, em frente à cadeia velha, no centro da cidade.

 

Como já acontece na maioria das outras bicicletadas brasileiras, o percurso será definido na hora, pelos participantes que estiverem presentes. E a Bicicletada ocorrerá sempre na última sexta-feira do mês, com concentração às 18 horas.


>> Pelo fim da imobilidade na cidade, pela convivência entre os seres humanos, pelo resgate do espaço público e pelos direitos de quem utiliza meio de transporte não-motorizado.

 

Participe da BICICLETADA!

Traga seu cartaz, faixa ou camiseta!

Dia 31 de julho

Concentração: 18 horas

Em frente à cadeia velha – centro

Mais informações: casadefamilia241@gmail.com

http://bicicletada.org

Nenhum comentário: