terça-feira, 1 de setembro de 2009

Entrevista Grupo O.P.N.I. de graffiti

Salve todos(as)...segue abaixo entrevista concedida pelo coletivo O.P.N.I. de graffiti a nós aqui do Dulixo...satisfação total pelo trampo...quem não conhece conferi ai o corre da rapaziada....tamo junto.


Primeiramente se apresentem pra quem acompanha o blog...de onde você  são...e o que vocês fazem.

Somos o grupo O.P.N.I.  de  graffiti de São Paulo

Quando começou no graffiti e quais suas influências?

 O OPNI é um grupo de graffiti que iniciou suas atividades artísticas no ano de 1997, e como todos artistas urbanos da nossa época, iniciamos com o propósito da ‘pixação’. O grupo inicialmente era formado por cerca de vinte jovens da periferia de São Paulo, mas com o tempo foi se desfazendo (alguns integrantes faleceram, outros detidos pela lei, outros inseridos dentro do padrão social: mulheres, filhos, empregos formais, etc.).As nossas influencias na época eram mais pixadores que saiam nas revistas Fiz ou que freqüentavam os points de pixação como do largo São Mateus


O que é o coletivo Opni?

 O coletivo O.P.N.I.  e um grupo que faz parte Val ,Toddy que são os fundadores e o Cris que e desde os primórdios do grupo mas temos uma parada dizemos que e a família O.P.N.I. pessoas que está no nosso dia a dia. Bone o maninho novo que ta somando muito com nós tem o Quinho que e um grande amigo  e todos que cola com nós .



Como você vê o graffiti indo parar nas galerias?

 Acho  que não é o graffiti ,por que o graffiti ta na rua ! Eu vejo como que os artistas de graffiti que eståo nas galerias e não o graffiti... e isso acho bom temos que ganhar o nosso da melhor forma para podemos sempre estar na rua sem passar por cima de ninguém


Qual a preferência de vocês quando vão graffitar...personagens...escritas?

 São nossos pais nossos tiús são as historias de nossas vidas as tiazinhas o pedreiro ,fazemos  o que nós vivemos

Qual o  envolvimento de vocês com os outros elementos do Hip Hop?

Temos um envolvimento muito bom no hip hop sempre estamos em shows de rap ou batalha de b-boy  somos do hip hop


O que costumam ouvir e ler no dia a dia?...Isso interfere na arte?

Escutamos muito rap nacional e gringo também samba ,soul o que seja musica boa  ,ler não temos muito esses costumes  mas quando lemos algo e para ter uma reflexão  mínima, mas tanto a musica como a literatura interferem sim com o nosso trabalho as vezes o Toddy traz algo que ele leu o Val briza muito nas musicas o Cris trás muitas coisas legais.

Vocês tiveram algumas participações no cinema e na tv fale um pouco sobre isso.

Tivemos uma participação com a cenografia do filme "Quanto vale ou e por quilo" foi bem legal o filme tem um tema bem delicado falando sobre as  ONG de hoje ,tivemos participação do filme "Antonia"um filme que tenta retratar o cotidiano de pessoas que são envolvidas no hip hop foi um orgulho ter participado desse filme ,e  na série  da tv que tivemos participação mínima mas foi legal "Antonia" participamos da serie do "Cidade dos Homens" um episodio que os moleques conhecem o hip hop de Sampa foi muito loco porque nós que representou o graffiti  isso é um grande prazer para nós ,fizemos algumas coisas na tela tipo cenografia do Pimp My Rider  da MTV tem outras coisas que fizemos curtas, outras participações de filmes .


 

E a revista Manifestação como anda?

 Estamos entrando na terceira edição da revista  que é a número 1 ,estamos fazendo uma contagem regressiva da revista começamos na 3  lançamos alguns anos a 2 e esse vai rolar a 1 estamos aceitando materiais mande para o email:revistamanifest@gmail.com .E agora estamos com o blog da revista tendo postagens  quase diárias quem está na linha de frente do blog e o Cris e o Nick mas vários colaboradores de Sampa e de outro estados se quiser ficar atualizado o que ta tolando na cena do graffiti acesse www.manifestbrasil.com.br

Fale-nos sobre o Projeto Opni ConVida ?

Ambicionamos promover reflexão e reencontro dessa identidade através de discussões étnicas e culturais promovidas pelos murais grafitados. E é também, uma ótima oportunidade para sensibilizar a comunidade da Vila Flávia e o governo sobre a importância da preservação do espaço nas periferias da cidade e O.P.N.I ConVida  temos a idéia de mostrar nosso cotidiano para todos principalmente para os graffiteiros que nós convidamos o que ainda vamos convidar  que acreditamos  nessa troca de experiências em comunidade, mostrar a cidade limpa que ainda não chegou aqui na favela o córrego de traz do espaço ainda está aberto  crianças e adolescentes envolvidos no crime de alguma forma . 


Qual o futuro do Graffiti na sua opinião?

Acho que o futuro do graffiti e muito bom acho que vai ser se já não for  um dos grandes movimentos artístico no mundo  ,não sei se nós vamos ter futuro estamos muito longe dessa realidade glamorosa da street arte  até hoje temos dificuldade de chegar até o centro e isso até uns dos motivos que estamos na favela por sermos da favela mas o graffiti  está mais concentrado no centro mas estamos lutando para termos um futuro com felicidades . 

Para terminar deixe uma consideração final...um salve ou algo que ficou sem ser perguntado.

Respeito sempre e bom ,amor e amizade nunca e demais salve para todos artistas de rua.

Mais sobre o OPNI : http://www.flickr.com/photos/opni/

                                     http://grupoopni.blogspot.com/

Nenhum comentário: