segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Usinas de queima de lixo na Baixada Santista

Dias atrás, a secretária estadual de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, esteve em Santos, na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), projetando para o próximo ano (2010) a instalação de usinas de queima de lixo na Baixada Santista. Durante o encontro, um termo de convênio foi assinado entre o órgão estadual e as prefeituras da região, visando a elaboração de um estudo apontando quantas usinas, o valor e os locais apropriados para o serviço.
E nesta última quinta-feira (5), o jornal "A Tribuna", que apóia este projeto sinistro, disse em editorial que "as usinas de queima de lixo, hoje, são equipadas com os mais modernos recursos da tecnologia e praticamente não emitem poluição".
No meio desse labirinto de silêncio, estupidez, bunda-molismo (leia-se Baixada Santista) que sobre-vivemos, a carta abaixo foi encaminhada para a redação deste jornal. Enfim...


Incineradoras poluem, sim!

O jornal "A Tribuna" afirmar em editorial (dia 05/02) que "as usinas de queima de lixo, hoje, são equipadas com os mais modernos recursos da tecnologia e praticamente não emitem poluição", é um grande equívoco, para não descrever outra coisa. Não há usinas de queima de lixo limpa, sustentável, responsável, com tecnologia de ponta para controlar os níveis de contaminação ambiental e os impactos negativos à saúde das pessoas.
As usinas de incineração de lixo são fontes de contaminantes orgânicos persistentes (COP), como dioxinas, furanos e metais pesados, entre eles mercúrio, cádmio, chumbo, cromo e zinco, em meio a outros, condenados pelo Convênio de Estocolmo (2001). As dioxinas causam nascimento de bebês defeituosos devido a mutações genéticas, diversos tipos de câncer, problemas neurológicos, renais e uma série de outras enfermidades. A dioxina é conhecida no mundo como a "molécula da morte".
Estudiosos indicam que o raio de ação dos efeitos perniciosos da incineração no meio ambiente e na população é de cerca de 30 kilômetros em linha reta.
A queima de resíduos também contribui para as emissões de gases do efeito estufa.
Além da liberação de compostos perigosos para o ambiente, a incineração não destrói nunca 100% dos resíduos. Alguns deles são emitidos para o meio ambiente intactos. Ademais, alguns resíduos escapam para a atmosfera durante o armazenamento, transporte e movimentação.
Atualmente as usinas de incineração vêm sendo banidas na maioria dos países onde foram instaladas, e milhares de pessoas e grupos ambientalistas têm protestado contra as projetadas, impedindo a sua instalação. Para se ter uma idéia disto, o Japão, nos últimos 15 anos, fechou mais de 500 usinas de incineração.
Usinas de queima de lixo não são uma "solução" para o problema do lixo, mas, que, a incineração de resíduos domésticos ou industriais gera novos problemas ambientais e de saúde.
Portanto, se este projeto do Governo do Estado se efetivar na Baixada Santista, com o aval das prefeituras da região, mais uma vez estaremos diante de um atentado à saúde pública e ao meio ambiente.


Moésio Rebouças

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que está bem ultrapassado o seu comentário !!!
Atualmente existe Modernos Incineradores de Lixo existentes nos países desenvolvidos, inclusive visitei três deles, um na Dinamarca e outros dois na Alemanha.
Acho melhor estudar mais antes de postar um comentário um tanto desatualizado !!!

JLJ Indústria disse...

As usinas de queima de lixo representam uma solução ambientalmente mais amigavel e mais limpa do que os atuais aterros sanitários. No entanto poucas empresas no Brasil possuem tecnologia para fabricação das sofisticadas caldeiras de queima de lixo ou para o sistema de tratamento dos gases.

Douglas Bapiso disse...

Moésio,
Você tem razão sim em afirmar que esta usina que o "Governo de São Paulo" (Diga-se AGEM) querem trazer para a baixada é poluente..E é mesmo!!! não adianta tentarem tampar o sol com a peneira!! PORÉM, se vcs puderem verificar a refinaria de biomassa a partir dos lixos e esgotos que eu me consagrei vencedor, inclusive, tendo na mesa julgadora ambientalistas, poderão ver que a minha proposta para a solucção do lixo, é a melhor (modéstia a parte).POIS, GERAREMOS ENERGIAS LIMPAS, como eletricidade, biodisel e outros. Além de que, neste projeto, é evidente a superior qualidade, pois, não gerará desperdício de energia e água,mesmo por que, utilizará sua própria produção de energia. Abrigará também uma extensão para outra unidade de reciclagem, teremos uma ala de educação ambiental e artesanato de recicláveis, outra ala para a profissionalização de pessoas
carentes, capacitando-as a trabalharem na própria refinaria. O que hoje ainda não existe!e muito mais...a prórpia movimentação, manutenção, armazenamento, será devidamente controlado diretamente pela CETESB, IBAMA E GREEN PEACE !!! quer coisa melhor ???? PORÉM, nossos governantes estão se fingindo de surdos e cegos para este projeto, será que é porque ele custa bem menos do que o deles ?????????????????????

Douglas Bapiso disse...

Opa !! me desculpem , seguem o meu contato : douglas_probraz@yahoo.com.br

e eu me consagrei vencedor do "Prêmio Jovem Talento Empreendedor de Santos" promivido pela Associação Comercial de Santos.

residuos solidos disse...

politica nacional residuos solidos brasil: www.redsolenergy.com/pnrs.pdf
Plantas Tratamento "BASURA_CERO" & "RESIDUOS_CERO"
Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos ea produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.

Anônimo disse...

Vá se atualizar.....