quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Justseeds/Cooperativa de Artistas Resistência Visual


Justseeds/Cooperativa de Artistas Resistência Visual é uma comunidade descentralizada de artistas que se juntou para vender seus trabalhos pela internet, em um local centralizado, e para colaborar e apoiar-se mutuamente umas às outras e os movimentos sociais. "Nosso sítio da internet não é somente um lugar para comprar, mas também um local para obter informações sobre os eventos que estão acontecendo na cultura e arte radical. Nosso blog cobre: gravuras políticas, arte de rua socialmente engajadas e cultura relacionadas aos movimentos sociais. Nós acreditamos no poder da expressão pessoal em comum acordo com a ação coletiva para transformar a sociedade".

História

Justseeds nasceu originalmente em 1998 nas mãos do artista Josh MacPhee, como uma maneira de distribuir sua arte e uma série de cartazes sob o tema "Celebrar a História das Pessoas". Ele aos poucos expandiu o Justseeds para incluir os trabalhos de artistas afins. Em 2004 o projeto cresceu enormemente para caber no apartamento de MacPhee, e a efetivação das compras foi assumida pela Revista Clamor e sua nova aventura de vendas através da internet chamada Infoshop Direct.

Ambos, o Justseeds e o Infoshop Direct, continuaram a crescer, mas no final de 2006, sérios problemas financeiros no Infoshop Direct fizeram com que tudo fechasse inesperadamente e imediatamente. Justseeds foi deixado sem nenhum sítio de internet funcionando, nenhum serviço de efetivação de compras, e aproximadamente 8.000 dólares em dívida.

As coisas pareciam um tanto desoladoras. Surpreendentemente, um esforço popular de centenas de pessoas doando quantias relativamente pequenas de dinheiro ajudou o Justseeds a pagar todas as suas dívidas, e prósperas apresentações artísticas de apoio juntaram dinheiro suficiente para lançar um novo e melhor sítio na internet.

Durante este tempo difícil, MacPhee entrou em contato com uma dúzia de artistas afins e prévios colaboradores, bem como reativou o blog de arte de rua político Resistência Visual no intuito de recriar o Justseeds como um esforço cooperativo.

Finalmente o Justseeds foi transformado em Justseeds/Cooperativa de Artistas Resistência Visual, uma cooperativa pertencente aos artistas que se iniciou no verão de 2007.

Veja, encha os olhos e a alma em: www.justseeds.org

Nenhum comentário: