terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cubatão tem coleta de lixo seletiva?

Não! Porém, ontem (30/11), em entrevista ao Programa Ação e Reação, comandado pelo apresentador Augusto Capodicasa, o Secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Vanderlei Oliveira, após ser indagado se a cidade já fazia coleta seletiva de lixo, respondeu que “fazemos coleta seletiva”.

Este secretário devia se envergonhar em declarar uma coisa desta, mentir, tergiversar. Quem mora em Cubatão sabe muito bem que não existe coleta seletiva na cidade. Ou alguém já viu caminhões da Prefeitura circulando pela cidade realizando coletas seletivas? Ou Postos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade, públicos, com quatro reservatórios de cores diferentes para despejo de vidro, plástico, papel e latas?

Aliás, nem nos parques ecológicos do município têm coletores coloridos para a seleção de material, basta visitar o Parque Ecológico do Perequê, o mais concorrido da cidade, para constatar com os próprios olhos.

Por outro lado, no mesmo programa, o secretário defendeu a instalação de incineradores de lixo na região. Será que ele pensa construir esta usina em Cubatão?

Não há usinas de queima de lixo limpa, sustentável, responsável, com tecnologia de ponta para controlar os níveis de contaminação ambiental e os impactos negativos à saúde das pessoas, dos animais e da natureza.

Neste tema parece que o secretário defende o seu “próprio pão”, afinal ele é empresário, um dos proprietários da RTA – Engenharia e Ambiental, que trabalha no ramo dos resíduos industriais, do “capitalismo verde”, do “eco-negócios”.

E pra piorar, o secretário, no mesmo programa, também defendeu a instalação de indústrias navais (estaleiros), em áreas de proteção ambiental (manguezais), na região estuarina de Cubatão-Santos, num local já saturado pelas movimentações do Porto de Santos.

Mas, convenhamos, o secretário é coerente no que diz, defende seus interesses e de seus pares, pois antes de ser Secretário de Meio Ambiente, ele era Diretor de Indústria, Comércio e Porto da Prefeitura de Cubatão.

E vejam que “curioso”. No começo do mês de novembro, a prefeita Marcia Rosa (PT) e o presidente da Usiminas, Marco Antonio Castello Branco [foto em anexo], ambos aos sorrisos, se encontraram na cidade para “firmar parcerias sociais e ambientais”.

O tragicômico nesta história, a Usiminas Cubatão (ex-Cosipa) é uma das indústrias mais poluidoras da região, a campeã disparada no estado de São Paulo em emissão de CO2, o dióxido de carbono, um dos principais gases do efeito estufa, do aquecimento global, entre outros poluentes que ela lança na atmosfera e no mar da Baixada Santista. Não é à toa que, historicamente, esta empresa é uma das mais multadas pela Cetesb (agência ambiental paulista).

Poderíamos levantar várias outras relações “eco-promíscuas”, mas para bom entendedor, um pingo já basta, ou este é só um retrato 3x4 das “autoridades ambientais” de Cubatão, sempre bem, mas muito bem intencionadas, assim como as grandes indústrias do município, com seus projetos “sociais e ambientais”.

Moésio Rebouças

“Tem ecologista que é verde por fora, mas podre por dentro”

Anônimo

Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Krishnamurti

"É triste não ter amigos? Ainda mais triste é não ter inimigos, porque, quem não tem inimigos, é sinal de que não tem: nem talento, nem caráter, nem coragem, nem honra..."

Voltaire

Um comentário:

Anônimo disse...

Exerço, há alguns anos, a função de assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista. Estive presente em todas as grandes manifestações realizadas por esta entidade e outras também, na portaria da Usiminas(ex-Cosipa), fosse nas campanhas salariais dos trabalhadores, fosse contra as dezenas de mortes que já ocorreram na usina, principalmente depois da privatização em 1993, entre outros protestos que ocorreram e afirmo: fora um vereador do PSOL de Guarulhos(SP), nunca vi um representante fosse do Executivo ou do legislativo da cidade.
Marcos