domingo, 22 de março de 2009

Trabalhar para o meio ambiente é trabalhar para o mundo

Seguindo a série de matérias com mulheres neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher...segue um belo texto feito pela minha amiga e educadora ambiental Rachel Azzari a quem agradeço pela colaboração...seja bem vinda...o trabalho é árduo mais a recompensa vai valer o esforço...tamo junto...boa leitura e reflexão a todos.

Trabalho com Educação Ambiental. Talvez o único caminho hoje para que se alcance uma melhoria na qualidade do meio ambiente, através de atitudes (muitas vezes da mudança de atitudes) despertadas pelas inúmeras maneiras pelas quais essa formação ambiental pode ser desenvolvida.
O mais curioso é como essa atividade acaba causando certo choque quando me deparo com alguém “fora dessa realidade”. No dia-a-dia lido com pessoas que realmente se preocupam em agir em prol do meio ambiente, que buscam sensibilizar e mobilizar mais e mais pessoas para que entendam a relação entre nosso cotidiano e a qualidade ambiental que almejamos. Mas essas discussões no âmbito do trabalho acabam maquiando um pouco a realidade, já que muitas vezes ao lidarmos com amigos, namorados e parentes, é difícil aceitar que eles simplesmente não pensam dessa maneira.
Um possível embate acaba sendo interpretado muitas vezes como teimosia, idealismo, “ponto de vista”, mas fato é que trabalhar para o meio ambiente não é só um emprego, uma empresa, uma instituição que paga o salário de seus funcionários... Trabalhar para o meio ambiente é trabalhar para o mundo!
E por isso mesmo acaba sendo uma tarefa árdua.. se é difícil convencermos quem está mais próximo de nós a mudar seus hábitos por uma simples “causa nobre”, o que dirá com pessoas desconhecidas, a quem temos que vender uma idéia muitas vezes de “fazer o bem sem olhar a quem”, agir hoje para os benefícios gerados além... Além muitas vezes do que podemos compreender, além do que podemos nos satisfazer imediatamente, além do que podemos viver?!
Atitude.. taí o maior desafio! A questão ambiental sem dúvida está em pauta, em geral as pessoas acham sim importante que o meio ambiente esteja na agenda política, todos acreditam na importância da preservação, do cuidado, da valorização. Agora, pouquíssimos estão dispostos a agir como se deveria para fazer jus a essa preocupação... sempre há uma desculpa para reforçar que não há alternativa senão agir da mesma forma como sempre foi feito. Podem até ser questões consideráveis, mas não impossibilitariam de agir, como da forma que são usadas... O fato é que sempre há a tendência a manter as coisas como estão, por mais que isso possa trazer conseqüências...
Transformar essa embrionária consciência ambiental em atitude no cotidiano é o mais difícil. Mas não impossível! Muitas vezes a atitude se desperta pelo exemplo, pela demonstração de que as coisas podem sim ser feitas de outra maneira, sem grandes esforços. Gosto muito de uma expressão que talvez represente isso: “1 grama de ação vale mais do que 1 quilo de palavras”(não sei a autoria).
Tenho receio de que o “trabalho de formiga” possa ser interpretado como insignificante; pelo contrário, acredito que isso significa que TODOS, ao seu alcance, são plenamente capazes de agir dentro de seu “universo” para que todos os seres sejam beneficiados. A interpretação mais correta seria mais ou menos “cada um por todos, e todos para cada um”.
Cada dia deve ser seguido com a esperança de um novo começo, para cada um e para todos nós. Nunca deixando que nos façam desacreditar no poder de mudança que temos. É maior do que podemos imaginar... Uma frase bem conhecida, mas que sempre me motiva a continuar neste caminho, pode inspirar outras pessoas também: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”(Mahatma Gandhi) – (ou aceite que as coisas estão do jeito que estão porque você também contribui pra isso – essa complementação é minha mesmo, hehe).
Com a inspiração deste mês da mulher aproveito pra dizer que trabalhar com educação ambiental exige uma paciência quase maternal, sempre insistindo, propondo alternativas, mostrando que os hábitos a serem mudados são comuns em todos os lares e ambientes de trabalho, repetindo incansavelmente a mesma coisa para as mesmas pessoas e para pessoas totalmente diferentes...(a parte das palmadas fica só na vontade mesmo, hehe). Ainda que um pouco atrasado, acho que o mês das mulheres deve ser a motivação para, a partir dele, agirmos todos os dias para prestar homenagens à mais importante de todas elas: nossa mãe Terra!

Rachel M. Azzari
(trabalha na Coordenadoria de Educação Ambiental, na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo)

Nenhum comentário: