terça-feira, 3 de março de 2009

Com a palavra : Alessandro Buzo

Primeiramente gostaria que se apresentasse e dizesse de onde você é e o que faz.

Buzo: Salve manos e minas ligados no Blog Dulixo, nóis q ta.
Sou escritor e apresentador do quadro Buzão na TV Cultura, me chamo Alessandro Buzo, tem 36 anos, sou casado a 10 e tenho um filho de 9.
Sou nascido e criado no Itaim Paulista, extremo leste de SP, foi lá que surgiu o "Suburbano Convicto", que nunca vou deixar de ser, lá tenho minha loja e meus eventos, mas desde o final do ano que moro na Casa Verde, por motivos profissionais, apesar de ainda manter minha casa de 2 comôdos onde morei apertado por 10 anos no Itaim, passo lá alguns finais de semana e durante a semana vou na loja.
Faço um monte de coisa ao mesmo tempo e assim que vivo, numa correria total, mas muito boa.

Como foi seu primeiro contato com a escrita e o que fez você se interessar pela literatura?
Buzo: Minha mãe me apresentou a literatura, sempre gostei de escrever desde a escola, mas foi por volta de 1998 que passei a escrever em zines e jornais de bairro, ai não parei mais, meu primeiro livro saiu em dezembro de 2000 e vieram outros.
Além disso, leio muito.

Pra você o que é literatura periférica ? Te incomoda esse rótulo?
Buzo: Pra mim é só literatura, mas não me importo se chamam de periférica, marginal.
A nossa literatura é de protesto, é de resistência, pensavam que não sabiamos nem ler e estamos escrevendo livros.

Quantos livros você tem publicado ?? Tem algum para ser lançado logo mais?

Buzo: São 5 livros..................
O Trem - Baseado em Fatos Reais (2000)
Suburbano Convicto - O Cotidiano do Itaim Paulista (2004)
O Trem - Contestando a Versão Oficial (2005)
Guerreira (2007)
Favela Toma Conta (2008) e ainda suas coletâneas que organizei, "Pelas Periferias do Brasil - VOL I e VOL II, em setembro vem ai o VOL III e ainda tenho no pente "Profissão MC - O Livro", em fase final de produção, "Do Conto à Poesia" que já tem o texto e vai para correção e diagramação e o meu primeiro infantil "Dia das Crianças na Periferia".














Voce lançou a coletânea Pelas Periferias do Brasil volume 1 e 2 e agora vem o terceiro...fale um pouco sobre esse projeto.

Buzo: Trago novos autores a cena, não só de SP como de outros estados. Multiplicar a cena é preciso, tem muita periferia para concientizar e a literatura é uma excelente arma.

O que é o evento Favela Toma Conta...o que representa pra comunidade e pra voce?

Buzo: Pra mim é um pouco de retorno que dou ao bairro onde nasci, que eu amo, um presente do Buzo e da Suburbano Convicto Produções ao Itaim Paulista, ultimo bairro da zona leste de SP com mais de 300 mil habitantes e carente demais de cultura.
Pra comunidade é um dia (a tarde) de lazer, como Hip Hop e muita cultura em geral, já teve teatro, rock, circo, samba.
Foram 17 edições até 2008 e quero fazer mais 3 em 2009

Voce possuiu uma marca chamada Suburbano Convicto que vai além da loja no Itaim Paulista...quais as ações que envolve essa marca?

Buzo: Espalhar cultura, trazer autores pra periferia, com o "Encontro com o Autor", nossas camisetas trazem frases como "A maior arma do opressor é a mente do oprimido. Steve Biko.
Sou a contra Indicação, o favelado com livro na mão. Alessandro Buzo.
É uma atitude. Uma luta por mais cultura.


Desde o ano passado voce ta com o quadro Buzão Circular Periférico no programa Manos e Minas na TV Cultura...como rolou de ir parar na telinha ?

Buzo: Um projeto da DGT Filmes, que mandamos para TV, quando o quadro "Mano a Mano" que o Rappin Hood apresentava no "Metropolis" virou o Programa Manos e Minas, nos chamaram, aceitamos participar e estamos indo pro segundo ano. Visito as periferias e mostro as cenas bacanas que existe nos extremos, uma grande oportunidade e uma grande responsabilidade.

O que acha do Hip Hop na TV?

Buzo: Mostrado assim como no Manos e Minas, com respeito, acho muito bom, deveria ter outros programas em outros canais, mas pro Hip Hop tudo sempre foi mais dificil.

E o rap na telona?? Fale um pouco desse seu projeto de cineasta...com o filme Profissão MC ?

Buzo: Meu primeiro filme, divido a direção com o Toni Nogueira e está sendo filmado no Itaim Paulista, com atores iniciantes, da propria comunidade. Além de um ator profissional Antonio de Niggro e convidados que vieram de fora da comunidade como o protagonista Criolo Doido, DJ DanDan, JuJuDenDen.....vai ser a história da falta de opções do jovem na periferia, a proximidade com o crime e o RAP como valvula de escape.

Além desses corres todos voce mantém 6 blogs no ar...e agora ta lançando o Boletim do Kaos...como encontra tempo pra tudo e esse informativo vai abordar o que ?

Buzo: O Jornal Boletim do Kaos terá a partir de Março de 2009, 10 mil exemplares distribuidos de graça, com apoio do Itaú Cultural, aborda cinema, literatura e musica.
Quanto aos Blog´s, gosto de fazer e reuno todos num unico endereço, meu site oficial:

www.buzo.com.br

Quais são sua influências no geral?

Buzo: Leio de tudo, desde Ferréz, Sérgio Vaz, Sacolinha, outros nomes da periferia, até Caco Barcellos, Paulo Lins, chegando aos tradicionais como João Antonio, Lima Barreto, acabei de ler Preto Ghóez e comecei Manuel Bandeira, tudo que leio me influencia.

Além do RAP, que sempre foi minha trilha sonora.

O que voce acha dessa cena cultural toda que ta rolando em várias quebradas...com literatura...artes plasticas...musicas...cinema?

Buzo: Fantástica, traz outras perspectivas. Traz esperança de melhora.
Tem que crescer cada vez mais, para concientizar o povo da periferia, senão o BBB aliena todo mundo, desligue a TV e leia um livro.

Pra terminar gostaria que deixasse um salve pra quem acompanha o blog e agradeço todo apoio que sempre demonstrou a nossa correria aqui na Baixada...tamo junto sempre fortalecendo essa parceria.


Buzo: Eu que agradeço o espaço.
Um salve a todos que curtiram a entrevista e nos vemos nas ruas.

2 comentários:

Walter Limonada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Walter Limonada disse...

Exeleeenteee entrevista !!!!
Sou supeito pra fikar elogiando, pois, sou tanto o Entrevistador (Tuba), como o Entrevistado (Buzo), são meus LemonsBrothers !!!
Mas, estou elogiando o conteúdo e a qualidade mesmo !!!
1 Lemon-Abração no coração di todos !!!
É nóizzz ki tá !!!!