quinta-feira, 26 de março de 2009

O jogo da reciclagem !


Amigos, bom dia.

Não é de hoje que comento o meu desagrado com o tratamento recebido pelos catadores e pelas cooperativas e associações de catadores de lixo.

Já participei de debate acalorados sobre o assunto e muitos sabem da minha opinião.

Sempre fui a favor de dar educação, trabalho digno e um futuro a essas pessoas.

Não gosto do fato de pessoas ganharem a vida com o meu lixo.

Mesmo sabendo que pelo menos, como dizem outras pessoas, “essa pessoal ganha seu dinheirinho”. E sabendo que inúmeros projetos são bons, dão certo e trazem resultados.

Apesar de ser uma atividade que traz um certo “benefício ambiental” e um certo “benefício social”, sempre acreditei que em se reciclando , ajudamos a manter o sistema de produção, que polui, que degrada o meio ambiente.

Sou a favor de novas tecnologias que mudem a linha de produção.

Reciclar e reaproveitar é bom, mas... Mantemos a sociedade de consumo, consumindo. Consumimos para ter resíduo e assim os catadores terem o que catar. Mantemos as desigualdades sociais e fazemos com que toda a luta pelas mudanças de hábitos, pela diminuição do consumo seja uma farsa.

Se formos consumir menos, se formos com garrafas de vidro, para comprar um outro refrigerante, se exigirmos bens duráveis, se lutarmos contra o consumo desenfreado, se lutarmos por produtos biodegradáveis, se lutarmos para a utilização consciente de papel, do que essas pessoas vão viver?

Sempre avisei que quem se beneficiava mesmo com essa história eram as empresas.

Inserimos os catadores no sistema neoliberal de mercado, no capitalismo e quem sofre agora com a tal da crise? Os empresários alegam que sentem muito, mas é o mercado. Reciclar é um negócio e como tal terá altos e baixos.

Chegamos ao ponto de muitos brasileiros se sentirem bem ao produzir lixo, pois assim alguém vai se dar bem reciclando.

A discussão deve continuar. Precisamos avançar pois a tal da crise está ensinando muito a muitos.

O que era um ótimo negócio ontem, hoje não vale nada. Em outras palavras reciclar era bom por causa do din din. Hoje não, reciclar para que? Muitos catadores pensam assim.

Que situação, hein?

Abraços

Pablo Farget - Em busca de uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário: