sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Santos registra mais lixo nas praias: quase 3 mil toneladas

De 1º de dezembro do ano passado até esta quarta-feira já foram recolhidas 2.596 toneladas de lixo nas praias de Santos. O volume é 6,39% superior ao mesmo período da temporada passada, quando foram coletadas 2.440 toneladas, segundo a Terracom, responsável pela limpeza urbana da Cidade.
A quantidade poderia ser maior, informou a empresa, se não tivesse chovido tanto após a virada do ano: das 3 às 8 horas, cerca de 240 funcionários recolheram 71 toneladas de resíduos sólidos da faixa de areia e jardins. No ano passado, após a queima de fogos, foram 83 toneladas. “O volume recolhido seria bem maior se a chuva não tivesse sido intensa depois da virada.
Foi tanta água que muita gente não permaneceu na faixa de areia e foi embora”, lembrou o gerente ambiental Marcelo Pousada. Segundo ele, os dados comprovam que a cada temporada é crescente o número de recolhimento de resíduos. “Evidentemente nada comparado com as cidades vizinhas de Guarujá e Praia Grande, que registram uma explosão populacional. Aqui em Santos, costuma crescer menos”, comparou.
O gerente ambiental lamentou a falta de educação das pessoas na praia ao descartar seu lixo, sem respeitar o que é um espaço de convivência coletiva. “Existem muitas pessoas que não se importam. Como sabem que no dia seguinte a praia vai estar limpa, nem se preocupam em ensacar ou depositar em alguma lixeira mesmo que esteja próxima”.
Pousada disse que não são apenas os banhistas os responsáveis por não organizarem o lixo. “Tem ambulante que nem faz esforço para ensacar o lixo que produz”.
Levando em conta o primeiro dia de dezembro de 2009 até esta quarta-feira, a quantidade recolhida em toda a Cidade foi 4,05% superior ao mesmo período. Além de 23 caminhões que circularam diariamente (exceto domingo) para recolher o lixo, a empresa conta comapoiona praiadetrêspáscarregadeiras, três tratores e 11 caminhões basculantes.

Jornal A Tribuna

Nenhum comentário: