terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mar de Lixo!!

Vídeo: Mar Sintético...

...ou Sopa de lixo plástico maior que os EUA bóia no Oceano Pacífico

Impressionante esse vídeo sobre resíduos plásticos boiando no Oceano Pacifico, na região chamada de Giro Subtropical do Norte do Pacífico. São lixos plásticos, de todos os tipos e tamanhos, vindos de tudo que é lugar. Nessa área tem seis vezes mais plástico do que plâncton! Acredita-se que ali tenha 100 milhões de toneladas de lixo plástico.

A Fundação Algalita, que realiza estudos sobre a presença de plástico nos oceanos, acaba de traduzir para o castelhano um vídeo sobre os parâmetros desta sopa plástica que se encontra flutuando no Giro Subtropical do Norte do Pacífico. Como pode ser visto neste vídeo, a densidade de detritos plásticos encontrados nesta zona é surpreendentemente alta.

E a que se deve tudo isto? O Giro Subtropical do Norte do Pacífico é uma área de convergência, onde as correntes oceânicas, que giram no sentido dos ponteiros do relógio, agem como um mecanismo de retenção impedindo que os dejetos plásticos se desloquem em direção aos litorais e se acumulem. Poderia se disser que se trata de uma gigantesca corrente superficial na forma de redemoinho.

Estamos destruindo os oceanos, o mundo marinho! Há volta?

Vídeo de 10m:51s, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=7SVMJubrPlM

Nenhum comentário: